Departamentos

1) Evangelização
O Departamento de Evangelização realiza visitas nas unidades prisionais, através de seus agentes evangelizadores. Também é celebrada missa na capela da Pastoral Carcerária semanalmente para os reclusos do Hospital de Custódia e Tratamento Prisional (HCTP).
As visitas realizadas pelos agentes da Pastoral têm como objetivo ouvir os detentos e transmitir uma mensagem de conforto e coragem. Além disso, nessas visitas, nos deparamos com a real situação vivenciada pelos reclusos, tanto em suas condições materiais, de higiene, alojamento, e emocionais. É a partir daí que aparecem as mais variadas demandas, que vão desde a falta de material de higiene pessoal, roupas, educação, saúde, assistência jurídica e social oportunidade profissional (geração de renda), material para artesanato, entre outras.

2) Comunicação
O Departamento de Comunicação faz a divulgação das ações desenvolvidas pela ASBEDIM, todos os sábados das 19 às 20hs, na emissora da rádio Cultura AM, localizada na grande Florianópolis. Muitos presos e familiares ouvem o referido programa, que é especialmente voltado a este público, com espaço para o familiar e o próprio detento mandar seu recado.

3) Laboral
O Departamento Laboral tem por função coordenar quatro oficinas, todas situadas junto ao Presídio Masculino de Florianópolis. Tem como opção de inclusão social o projeto Estampa Livre (que abrange a Oficina de Serigrafia e a Oficina de Confecção), que visam estimular os detentos do Presídio Masculino de Florianópolis a participarem de atividades produtivas. 
Atualmente tem dez detentos trabalhando nas oficinas de capacitação, mediante remuneração, sendo um egresso no escritório da Associação, cinco na Oficina de Serigrafia, três na Oficina de Confecção. Além desses, há também dois detentos que executam serviços gerais para instituição, e um deles também auxilia a dentista no Consultório Odontológico do Presídio Masculino de Florianópolis.

4) Social
O Departamento Social desenvolve ações voltadas a assistência do recluso, seja ela social ou material, como Apoio Educacional, doações de livros às escolas e à biblioteca do Complexo Penitenciário, através de parceria com Escola de Jovens e Adultos (EJA).
Há uma Central de Doações, para campanhas de arrecadações e doações de materiais de higiene pessoal, roupas, cadeira de roda, fralda, enxoval, remédios e óculos. Eventos beneficentes: brechós, bazares, sorteios, jantares e sopas para angariar fundos.
Conta também com a atuação de uma profissional de Serviço Social, na orientação acerca dos benefícios e direitos dos encarcerados, nos atendimento as suas necessidades e de seus familiares, na elaboração de projetos, bem como no atendimento voluntário em assessoria as detentas do Presídio Feminino de Florianópolis. Tal atividade é realizada uma vez por semana.

5) Jurídico
O Departamento jurídico possui uma advogada contratada e outros advogados parceiros que prestam consultoria jurídica aos presos acerca dos cálculos para progressão de regime prisional e outros benefícios da execução penal. Além disso, prestam assistência jurídica gratuita aos presos de baixa renda, como preconizado na LEP Art. 15 “A assistência jurídica é destinada aos presos e aos internados sem recursos financeiros para constituir advogado”.